terça-feira, 18 de novembro de 2014

Campanha - Artigos de limpeza

A Cáritas paroquial de Portimão, leva a efeito esta semana uma recolha de artigos de limpeza para os seus carenciados.
A entrega dos referidos artigos, detergentes, gel de banho, fraldas, etc., podem ser entregues na própria Cáritas, na Rua França Borges, na loja solidária, frente à Igreja Matriz, ou na própria Igreja antes das missas Dominicais.
Partilhe contamos com a sua solidariedade.

Dez Milhões de Estrelas

Campanha de solidariedade da Cáritas para apoiar também a população do Médio Oriente


“O trabalho da Cáritas é ser voz dos que não têm voz. A operação ‘10 Milhões de Estrelas- Um Gesto pela Paz’ quer ser mais do que isso, queremos que ela se transforme num grito de toda a população portuguesa contra a indiferença. É um gesto de solidariedade ativa que, por muito simples que seja, gera comunhão e cidadania”, afirma Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.
A iniciativa visa apoiar os cidadãos mais desfavorecidos, através da venda de velas pelo preço simbólico de um euro, assinala a organização católica, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

Ler mais em:
http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/natal-campanha-da-caritas-portuguesa-associase-a-luta-contra-pobreza-infantil/





sábado, 6 de setembro de 2014

Cáritas associa-se a recolha de material escolar

Neste sábado e no domingo decorre uma campanha nacional de recolha de material escolar, em parceria com a Cáritas e com o Instituto de apoio à Criança. “Todo o material recolhido será distribuído pela rede nacional da Cáritas às famílias com crianças em idade escolar”.




A Cáritas Portuguesa informa que a campanha - “É capaz de lhes dizer que não?” - vai realizar-se “nas lojas aderentes do Continente, entre as 10H00 e as 20H00”.
A Associação sem fins lucrativos "Karingana Wa Karingana", que significa "era uma vez", nasceu com o objetivo de “promover ações de apoio, solidariedade, cooperação e desenvolvimento junto dos povos, comunidades e países de expressão lusófona espalhados pelo mundo”, revela o sítio online da instituição.



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

‘Cáritas – Porta aberta’

Presidente da organização católica quer superar mal-entendidos em volta de uma palavra «nobre»
Lisboa, 05 set 2014 (Ecclesia) – O presidente da Cáritas Portuguesa explicou à Agência ECCLESIA a importância do segundo Dia Internacional da Caridade, celebrado hoje, e os objetivos da iniciativa ‘Cáritas – Porta aberta’ que vai dar a conhecer o trabalho desta instituição.
“Pensamos que se é o Dia da Caridade, é o dia da Cáritas e forçosamente tínhamo-nos de associar e tentar mostrar aquilo que procuramos fazer a partir deste grande dom que é a caridade”, disse Eugénio Fonseca.
O Dia Internacional da Caridade foi instituído pela Assembleia-Geral das Nações Unidas em 2012, através da Resolução 67/105, na data da morte da Beata Madre Teresa de Calcutá (5 de setembro) e pretende “reconhecer o papel fundamental das instituições, governos e pessoas que praticam a caridade e aliviam as crises humanitárias e o sofrimento humano”.
O presidente da Cáritas Portuguesa está “convencido” de que existem pessoas que “não estimam a palavra [caridade] porque a imagem que têm da ação que lhe está subjacente não corresponde aquilo que é de facto amar”.
“A culpa não é das pessoas que não gostam da palavra, mas será nossa, que muitas vezes não praticamos de verdade e na verdade a caridade”, acrescentou.
Nesse sentido, a Cáritas Portuguesa assinala e promove o Dia Internacional da Caridade, esta sexta-feira, com a iniciativa ‘Cáritas – Porta Aberta’, na qual convida a visitar as suas instalações e a conhecer o trabalho que desenvolve nas 20 dioceses de Portugal.
“O lema refere que a Cáritas rege-se por um princípio que é fulcral na caridade que é a universalidade. Porta aberta para todos, onde todos podem entrar para trazerem as suas aflições, as suas angústias mas também para trazer a esperança que pode traduzir-se em dádiva de trabalho, sem esperar nada em troca, ou nos donativos que se dão e a Cáritas tem o dever de utilizar nos mais pobres”, observa Eugénio Fonseca.

                

A Cáritas Diocesana de Setúbal, para além de abrir as portas de cinco instituições locais, como a sede, centros sociais, de acolhimento ou creches e jardim-de-infância promove a tertúlia ‘Caridade – Palavra Mal Entendida. Porquê?’, uma reflexão informal na Casa Baía, pelas 21h00.
Outro exemplo é a Cáritas Diocesana Leiria-Fátima que adere à iniciativa e abres as portas da sede, em Leiria, no horário das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, e a Casa Amarela, onde se realiza a colónia balnear e infantil e juvenil, das 10h30 às 12h30 e 15h30 às 17h30.
Eugénio Fonseca destaca que para além dos cidadãos anónimos que podem visitar as instituições as diversas Cáritas Diocesanas, também vão ser convidados políticos e “entidades que fazem opinião”, como os jornalistas que “muitas vezes nos seus léxicos de comunicação não dizem bem qual é o sentido da palavra” caridade.
O entrevistado considera que se as pessoas “estivessem bem informadas” sobre o que é a caridade “seriam mais exigentes” com quem a pratica e “deixariam de os rotular com diminutivos”.
“Não deixa de ser significativo que tenha sido uma organização não-religiosa a criar este dia”, desenvolve Eugénio Fonseca, que frisa que o dia 5 de setembro “não é uma ação propagandista mas de empatia” com quem quer saber como poderá dar o seu contributo para “tornar o mundo melhor”.





Arraial Solidário

Cáritas Paroquial Decorreu no dia 9 de Agosto o I Arraial Solidário da nossa paróquia, que, para além do
agradável convívio, permitiu angariar fundos para a Cáritas Paroquial. Grande foi a
participação e muitas foram as colaborações. A todos, o nosso obrigado!
Ofertas: Recheio (toalhas, pratos, talheres), JBS (toalhas papel), Refrisete (2 barris
bebida), Pikiwine (30 garrafas bebida), Holandês dos Caracóis (60 lt caracóis), Talho
Alves e Aguas (5 kg pipis), Avialgoz (10 kg pipis), Talho Novo (3 kg bifanas), Talho Paulo Zé
(3kg pipis e 5 kg bifanas), Quinta do Marisco (10 kg berbigão), Café Brasil (2 tabuleiros
salada polvo), ACNR-Comercio de carnes (13 kg chouriço), Mª de Lurdes (5kg farinha),
Mini Mercado Lazaro (mostarda, ketchup, maionese), A Cozinha (4 sacos carvão e
salgados), Padaria Manuela Nunes (15 pães), Padaria Trigo Bom (120 carcaças, 10
pães), Padaria Manuel Cristino (100 carcaças, 5 pães), Padaria Pão do Monte (100
carcaças, 10 pães), Delta Cafés (1kg café, açúcar, copos), vários paroquianos (todas as
sobremesas).
Apoios: Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Portimão, Junta de freguesia da Mex.
Grande, PSP, CNE.
Contas - receitas: 2528,20 / despesas: 577,75 / lucro para a Cáritas: 1950,40 .

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Arraial Solidário

A nossa Paróquia (Cáritas Paroquial) está a auxiliar mensalmente cerca de 200 famílias. No próximo sábado promove um Arraial Solidário, como forma de convívio e de angariação de fundos.
Partilha a mensagem e aparece: sábado, Alameda, 19h.

Pe. Mário de Sousa 


terça-feira, 22 de julho de 2014

Pastoral Social: Os desafios do Papa Francisco


 Cartaz do Encontro da Pastoral Social 2014


Encontro da Pastoral Social sobre «A dimensão social do anúncio do Evangelho

  O XXIX encontro da Pastoral Social vai ter como tema «A dimensão social do anúncio do Evangelho – Desafios do Papa Francisco»
Decorre em Fátima, no Steyler Fátima Hotel, de 09 a 11 de setembro

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o diretor do Secretariado Nacional da Pastoral Social (SNPS) convida todos os serviços e instituições da Igreja Católica a participarem nesta iniciativa, cuja reflexão será inspirada no quarto capítulo da exortação apostólica “Evangelli Gaudium”, do Papa Francisco.

O padre José Manuel Pereira de Almeida espera que os participantes possam acolher as ideias do Papa “como um desafio” e que a partir delas “arrisquem” mudar mentalidades.

Nesse documento, o Papa argentino salienta que é indispensável prestar atenção” às novas formas de pobreza e fragilidade”, como “os sem-abrigo, os toxicodependentes, os refugiados, os povos indígenas, os idosos cada vez mais sós e abandonados” e as vítimas de “tráfico” humano e exploração sexual.

Francisco recorda também a situação dos “migrantes” e a necessidade de trabalhar para que os países possam dar corpo a “uma abertura generosa que, em vez de temer a destruição da identidade local, seja capaz de criar novas sínteses culturais”.


sexta-feira, 4 de julho de 2014

Reforçar credibilidade num tempo de «desconfiança» e «indiferença»

Estruturas europeias afinaram estratégias em Setúbal Setúbal, 03 jul 2014 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa foi anfitriã, entre esta terça e quinta-feira em Setúbal, do Fórum de Desenvolvimento Institucional da Cáritas Europa, que teve como objetivo a definição de uma estratégia comum para todas as estruturas da organização católica. Em entrevista à Agência ECCLESIA, o presidente da Cáritas Portuguesa sublinha a necessidade das diversas Cáritas, a nível internacional, nacional e local, pautarem a sua ação pela “credibilidade” e “comunhão” num tempo marcado pela “desconfiança” para com as instâncias políticas e sociais, e mesmo para com a Igreja Católica. São visíveis os “sinais de alguma disfunção entre os que governam e os que são governados, em várias instâncias, tanto no domínio político como nas organizações da sociedade civil e mesmo naquilo que possam ser os princípios que a Igreja defende”, aponta Eugénio Fonseca. http://www.agencia.ecclesia.pt/noticias/nacional/caritas-reforcar-credibilidade-num-tempo-de-desconfianca-e-indiferenca/

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Cáritas Paroquial
A nossa comunidade está a auxiliar, mensalmente, cerca de 200 famílias, sobretudo com alimentação, mas também, quando possível, com medicamentos e outras necessidades.
Aqui ficam as receitas de Abril: Loja Solidária: 709,00; Peditório: 508,54; Donativos: 220,00.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

sábado, 22 de março de 2014

Cáritas de Portimão - Campanha de recolha de alimentos

Campanha de recolha de alimentos

A Cáritas de Portimão recolhe neste fim de semana 22 - 23 de Março, generosos alimentícios diversos, que podem ser entregues na Igreja.

Partilhe. Ajude a quem precisa.

Semana Nacional da Cáritas

Cáritas Portuguesa online

http://www.caritas.pt/

Decorre de 17 a 23 de março a semana nacional da Cáritas, este ano sob o tema: “Unidos no amor, Juntos contra a fome” e que integra, entre outras iniciativas, o peditório público que se realizará em diversas cidades e estabelecimentos comerciais de 20 a 23 de Março. Esta organização que faz parte da Confederação Mundial - Caritas Internationalis - atua em mais de 162 países e é uma “instituição oficial da Conferência Episcopal Portuguesa, que tem como objetivo servir de plataforma para a acção social da Igreja, junto dos mais desfavorecidos”.
Ao digitarmos o endereço www.caritas.pt somos informados sobre as acções de solidariedade que estão a decorrer, bem como as principais notícias das atividades que ocorreram ou irão ser implementadas.

In ecclesia:  http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?id=99619

segunda-feira, 3 de março de 2014

Loja solidária da paróquia matriz de Portimão

Loja angaria fundos para apoiar famílias carenciadas.


A paróquia matriz de Portimão tem a funcionar há dois anos uma loja solidária cuja venda de artigos a preços reduzidos reverte a favor de famílias carenciadas. O estabelecimento, cedido pelo proprietário à paróquia a título gratuito, situa-se mesmo em frente à igreja matriz e é gerido pela Caritas paroquial e funciona exclusivamente com bens doados pelos membros da paróquia, sobretudo roupas, em bom estado de conservação.
A abertura ao público de segunda a sexta-feira, das 10 às 17.30h, é assegurada em regime de voluntariado por cerca de 30 elementos da Caritas paroquial.
À Folha do Domingo, o padre Mário de Sousa, pároco da matriz de Portimão, garante que o balanço da iniciativa “é muito positivo, quer a nível das ofertas para o recheio da loja, quer a nível da procura” por parte de pessoas que precisam de comprar roupas e outros bens a preços mais acessíveis. “Sem ela seria muito difícil prestar auxílio a um número tão grande de famílias”, explica o sacerdote. Com esta iniciativa, a comunidade paroquial de Portimão consegue angariar fundos que complementam o apoio mensal que presta a 192 famílias ao nível da alimentação, medicação, entre outras necessidades básicas. “Infelizmente, são cada vez mais as pessoas que nos pedem ajuda”, testemunham os responsáveis paroquiais. Até novembro do ano passado, aquela comunidade paroquial já tinha distribuído 27.277 quilos de alimentos e 4.658 peças de roupa, para além de outras ajudas.
 http://folhadodomingo.pt/loja-solidaria-da-paroquia-matriz-de-portimao-angaria-fundos-para-apoiar-familias-carenciadas/

Ajude para ajudarmos.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Cáritas associa-se a Dia Mundial da Justiça Social, evocando 2,6 milhões de portugueses em dificuldades

Lisboa, 19 fev 2014 (Ecclesia) – A Cáritas Portuguesa e as suas congéneres europeias assinalam esta quinta-feira o Dia Mundial da Justiça Social com um apelo “a todos os decisores políticos” para que reconheçam aquele princípio como “fundamental no combate à pobreza e exclusão”.
Num comunicado conjunto enviado à Agência ECCLESIA, os organismos católicos realçam que a promoção da justiça social é uma das diretivas presentes no “Tratado da União Europeia” e um primado fundamental, “particularmente no atual ambiente social, profundamente alterado”.
Segundo a mesma nota, “as estatísticas mais recentes mostram que, em 2012, mais de 124 milhões de pessoas dos 28 estados-membros viviam em risco de pobreza ou exclusão social”.
                                                                                                         In Ecclesia

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Edições Cáritas de formação

O trabalho da Cáritas fica mais consolidado com a edição destas várias obras porque todos os livros são depois motivo para debate e reflexão sendo que até agora já foram feitas 23 sessões de formação e debate, com cerca de 2500 assistentes em todo o país”.
“A nossa intenção é publicarmos 8 livros por ano porque o importante é chegar às pessoas, não apenas publicar livros”, conclui o responsável, adiantando que para 2014  “está programado um livro sobre desemprego de longa duração, outro de teologia moral e mais um sobre Frederico Ozanam”.
Os livros editados pela Cáritas são distribuídos pela Paulus Editora estando também disponíveis na livraria virtual no portal da Cáritas Portuguesa.

In Ecclesia