terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Cáritas lança campanha global contra a fome

Iniciativa conta com o apoio do Papa e da Conferência Episcopal Portuguesa

A Cáritas Portuguesa associa-se a esta iniciativa e vai apresentar a campanha aos jornalistas, pelas 09h00, na Centro Cultural Franciscano, em Lisboa.
A iniciativa promovida pela ‘Caritas Internationalis’ conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa e tem como objetivo “alertar os governos, as Nações Unidas e todos os cidadãos para o Direito à Alimentação”.
A campanha apela à erradicação da fome no mundo até ao ano de 2025 e vai começar com uma “onda de oração”, desde a ilha de Samoa, que irá percorrer o mundo inteiro envolvendo à mesma hora “todas as organizações Cáritas e muitas outras pessoas, em todos os continentes”. (in ecclesia)




O presidente da ‘Caritas Internationalis’, cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga, afirma numa mensagem que “há comida suficiente para alimentar o planeta” e que é possível “acabar a fome até 2025” com a ajuda da sociedade civil, dos governos e das Nações Unidas.
O Papa Francisco também se vai associar à iniciativa com uma mensagem que será divulgada hoje, em Roma, numa conferência de imprensa com a presença do secretário-geral da Cáritas Internacional, Michel Roy.
“A Cáritas acredita que é um escândalo que quase mil milhões de pessoas tenham fome, hoje, num mundo que tem recursos para alimentar todos”, refere a organização católica.
‘One Human Family, Food For All’ é a primeira campanha global a envolver as 164 organizações nacionais que compõem a confederação internacional da Cáritas.
“O direito à alimentação é um direito humano, legal e claramente definido, que levanta obriga os governos a reduzir tanto a subnutrição crónica como a malnutrição”, sustenta a organização católica.

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário